POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB

POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB
SUA CASA FORA DE CASA-UMBUZEIRO-PB

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Empresas da Paraíba investem em produtos ecologicamente corretos

O estado da Paraíba vem ganhando destaque no setor de inovação tecnológica nos últimos anos. A atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na região foi fundamental para o fomento à cultura inovadora entre os empresários paraibanos. Criado em 1952, com sede em Campina Grande, o Senai da Paraíba está presente em cinco cidades, através de sete unidades operacionais, prestando serviços a 22 setores da economia do estado.



Prova do desenvolvimento da inovação no âmbito empresarial da região é o constante número de propostas submetidas pelo Senai-PB para o Edital Senai de Inovação. Na edição de 2007, por exemplo, a Paraíba foi o terceiro estado brasileiro que mais inscreveu projetos, totalizando 10 propostas enviadas. Já em 2008, foram seis propostas, das quais duas foram aprovadas. Nas cinco edições do edital, o departamento da região conseguiu aprovar oito projetos, fruto do desenvolvimento da prática inovadora dentro das próprias empresas.



No Edital Senai Inovação 2008 os dois projetos selecionados foram: "Incorporação da "lama abrasiva" na produção de tijolos ecológicos com pigmentos naturais" e "Tri-toner eletrônica para reciclagem de cartuchos de toner para impressoras a laser". Ambos estão em fase de iniciação no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI), localizado em Campina Grande, um núcleo multisetorial voltado à inovação que atende a diversos segmentos da indústria. O gerente do CITI, Josué Casimiro, ressalta a importância desta abrangência. "A inovação não está condicionada a um segmento específico da indústria. Por isso, nosso centro possui um alcance que nos possibilita atuar no desenvolvimento de um novo produto ou processo independente do segmento", afirma.



O projeto de incorporação da lama abrasiva na produção de tijolos ecológicos com pigmentos naturais, da área de construção civil, será desenvolvido em parceria com a empresa Fuji S.A. Mármores e Granitos, de Campina Grande, e vem ao encontro do potencial da região no setor mineral. "A Paraíba possui uma vocação econômica para a exploração de minerais não-metálicos, principalmente de rochas ornamentais", destaca Casimiro. O fato de estar localizado na mesorregião do cristalino faz com que o estado tenha um grande potencial na área, e muitas empresas trabalham diretamente com o beneficiamento de mármore e granito.



Entretanto, o processo de beneficiamento dessas rochas ornamentais acarreta a geração de um resíduo conhecido como lama abrasiva. Trata-se de um pó que é expelido na medida em que as rochas são ornadas, causando impacto negativo para o meio ambiente. Com o intuito de minimizar este impacto, será projetado um equipamento que incorpora esses resíduos sólidos, e os utiliza na produção de tijolos ecológicos.



Os tijolos ornamentais contarão com pigmentação natural variada proveniente do processo de incineração do couro, em parceria com o Centro de Couro e Calçado da Paraíba, e serão feitas estampagens com texturas em auto-relevo. O preço de cada tijolo ecológico ainda não foi calculado, mas estima-se que seja de 30 a 40% mais barato que o convencional. A verba destinada ao projeto é de R$ 221 mil, envolvendo contrapartidas da empresa e dos núcleos regional e nacional do Senai.



A produção de uma tri-toner eletrônica para reciclagem de cartuchos é outro projeto aprovado no Edital Inovação 2008, para o qual será disponibilizada uma verba total de R$ 260 mil. A empresa parceira do Senai na execução deste projeto será a INK Brasil Indústria e Comércio de Máquinas Ltda., de João Pessoa, uma das primeiras companhias do mundo a produzir máquinas para reciclagem de cartuchos de toner para impressoras.



O protótipo da máquina que será desenvolvido contará com mecanismos acionados por microprocessadores, uma inovação para equipamentos do gênero. Estes microprocessadores evitarão o contato manual do operador da máquina com as partículas de pó de toner que, por possuir substâncias tóxicas, pode ser prejudicial à saúde. Além disso, eliminará a emissão de micro poluentes no meio ambiente.



"O desenvolvimento desse equipamento, em parceria com a empresa através do núcleo de metal-mecânica do CITI, fará com que o operador não fique exposto a um contato direto com as partículas emitidas, que vão para o meio ambiente. É um protótipo de um produto economicamente viável e ecologicamente eficiente", garante Casimiro.



O apelo ecológico presente nos dois projetos evidencia o trabalho do Senai-PB no incentivo às práticas sustentáveis. O núcleo regional possui diversas ações neste âmbito, como a Casa Ecoeficiente. Trata-se de uma residência de médio porte que teve todos os seus cômodos adaptados à questão ecológica, sendo convertida em um laboratório de aprendizagem. Dessa forma, o Senai da Paraíba vem firmando parcerias com empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, que reconhecem a importância de minimizar os impactos ambientais, e aplicam este conceito em inovações nos seus produtos.





(Fonte: Vanessa Guerra para o Notícias Protec - 05/09/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário