POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB

POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB
SUA CASA FORA DE CASA-UMBUZEIRO-PB

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Campina Grande é destaque na produção de software



Conhecida nacionalmente e até internacionalmente pelo tradicional e animada festa de São João que promove todos os anos, a cidade de Campina Grande, no interior da Paraíba, vem se destacando também com a produção de software. Um dos responsáveis por isso é o Poligene, um dos Centros SOFTEX/GENESIS. O Gene faz parte do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal da Paraíba e é formado, atualmente, por dez empresas.
Em pouco mais de um ano e meio de atividades o Poligene já contabiliza um saldo bem positivo. Dois produtos com o selo de suas empresas já estão no mercado e um deles o Mars Conspiration, idealizado pelos sócios da HardCode, recentemente assinou parceira de exportação com a BlackWhite - USA. Segundo a gerente do Poligene, Gerluce Baracho a distribuição deste software de entretenimento começará a ser feita até o final deste ano.

Das onze empresas incubadas ao Poligene, sete já encontram-se em estágios avançados e quatro estão em fase inicial. Um consórcio de onze instituições participam do gene, são elas: a Universidade Federal da Paraíba, Programa SOFTEX, Pernambuco S.A, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Parque Tecnológico de Bodocongó, Fundação de Apoio à Pesquisa, Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, Escola Técnica Redentorista, a InfoManager Consultoria Júnior, além da Prefeitura da Cidade.

O laboratório do Poligene no Parque Tecnológico de Bodocongó ocupa dua salas com um total de sessenta metros quadrados de área. É neste espaço que trabalham os sócios das onze empresas do Poligene: a HardCode, Compege, Infomanager, Software&Design, CRIA Informática, Enge Bit, CAD Direct, Jurídico Software, Endosoft, MSNet e ByteCom.

Além do Mars Conspiration, também já está sendo comercionalizado o Dataenge, que é um sistema de orçamento de obras para projetos eletrotécnicos. O Dataenge é uma ferramenta que auxilia o engenheiro ou técnico a montar seus próprios orçamentos. O programa possibilita utilizar em um mesmo banco de dados várias concessárias de eletrificação com suas respectivas estruturas.

Atualmente, a preocupação maior dos coordenadores do Poligene tem sido arrumar alternativas para que o gene se torne auto-sustentável. Para isso, estão sendo viabilizadas novas formas para arrecadação de recursos, além disso realizações de cursos, palestras, seminários e workshops.

Semi-árido - Campina Grande é uma cidade do interior paraibano, situada na região semi-árida, distante 120 km da Capital João Pessoa. O local abriga o Centro de Ciências e Tecnologia - CCT da UFPB reconhecido pela excelente produção acadêmica, principalmente dos Departamentos de Engenharia Elétrica-DEE e Sistemas e Computação-DSC, e que conta atulamente com um programa de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado nas áreas de conhecimento afins, constituindo-se num celeiro de formação e capacitação dos recursos humanos.

O DSC sistematicamente vem ministrando cursos para IES da região a exemplo da: UFBa, FACS-Salvador, UFAl, ETFAl, inclusive mestrado fora de sede. Por outro lado, o contingente de formandos egressos do DSC tem tido bom desempenho especialmente na área de informática, atuando em todos os segmentos produtivos e de prestação de serviços, além de contribuir para o desenvolvimento de muitas outras empresas de reconhecimento nacional, a exemplo: da CHESF, Rede Nacional de Pesquisa-RNP, Polo Petroquímico de Camaçari, Empresas do Sistema Telebrás, Petrobrás, HONDA, e muitas outras empresas da zona franca de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário