POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB

POUSADA SOL NASCENTE-UMBUZEIRO-PB
SUA CASA FORA DE CASA-UMBUZEIRO-PB

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Canpina.

Campina Grande é o maior e mais atraente pólo econômico e de comércio da região. Sua área de influência atinge dezenas de municípios na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com mais 360.000 habitantes, Campina Grande ainda tem uma população flutuante de milhanres de pessoas por mês. Isso sem falar nos períodos de festa, como São João, que dura mais de trinta dias, e a Mcarande, o carnaval fora de época, famoso em todo Brasil. Conhecida como a Rainha da Borborema, Campina Grande tem uma renda familiar bem acima da média regional.


Localização
Situada no Estado da Paraíba – mesorregião do Agreste Paraibano, zona oriental e trecho mais escarpado do Planalto da Serra da Borborema – a cidade de Campina Grande encontra-se em localização bastante privilegiada, eqüidistante em relação aos principais centros e capitais do Nordeste.
Saiba mais

Características Climáticas
O clima de Campina Grande é do tipo equatorial semi-árido, com temperaturas médias bastante amenas, apesar de sua baixa latitude, sofrendo relativamente pequenas variações no decorrer do ano. As temperaturas médias compensadas são sempre inferiores aos 25 C. As mais baixas ocorrem entre os meses de maio a agosto e as mais altas registram-se de janeiro a março e de outubro a dezembro.


História
A história de Campina Grande começa no final do século XVII, quando é lavrado o registro de um aldeamento de índios Ariús, na época entregues à Assistência Missionária de padres jesuítas. A partir desse marco, e ocorrido quase um século, o povoado é transformado em vila, sob a denominação de Vila Nova da Rainha . Elevada a categoria de cidade em 1864, a região passa a denominar-se Campina Grande.


Economia
Vários ciclos econômicos deram marca a grandeza de Campina Grande. O primeiro deles veio com a produção e a comercialização do algodão, no início do século, caracterizado por um acelerado crescimento das indústrias de prensagem, têxtil, sacaria, vestuário e óleo combustível, entre outras, e também do setor de urbanização.


Educação
Enquanto declinava a produção industrial e comercial, configurava-se o desenvolvimento do setor educacional entre os anos cinqüenta e oitenta. Com a implantação do ensino superior a cidade transformou-se num importantíssimo pólo universitário e, no final da década de oitenta, Campina Grande, despontava com uma população acima de 330 mil habitantes, mais de três mil estabelecimentos comerciais, cerca de oitenta indústrias, vinte estabelecimentos bancários e mais de quarenta cursos superiores, numa demonstração de que superara a crise.


A Capital do Trabalho
Campina Grande, hoje, é conhecida como a Capital do Trabalho e entra no Terceiro Milênio desenvolvendo o turismo de eventos, que já conta com extenso calendário, e investe no desenvolvimento tecnológico.
Campina Grande é conhecida nacionalmente por seus eventos: Micarande o maior carnaval fora de época do Brasil e o São João, que é considerado o MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário